Nove anos após entrarmos na cabeça de Riley e conhecermos mais a fundos as suas emoções, “Divertida Mente” ganha uma sequência abordando as mudanças da transição da infância para a adolescência. Com grandes expectativas para o retorno, o novo lançamento da Disney e Pixar falha em criar algo inédito e repete o enredo do seu antecessor.

Divertida Mente 2” retorna à mente de Riley, que já é uma adolescente e vive um momento de mudanças. Por isso, o Quartel General também passa por uma grande reforma. Agora, Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva vão precisar dividir o espaço com novas emoções: Ansiedade, Tédio, Inveja e Vergonha, que chegaram para deixar a nova fase de Riley ainda mais intensa.

Inside Out 2' IMAX Poster - Riley's Emotions are Bottled Up

A sequência teve uma grande mudança na equipe, agora com a direção de Kelsey Mann e roteiro de Dave Holstein, a única presença que se manteve nos dois filmes foi da cineasta Meg LeFauve, que co-escreveu o roteiro com Holstein. A pergunta que paira no ar após analisar essa mudança é se ela foi o fator decisivo que os impediu de serem originais e os forçou a se manter em terreno conhecido. Ou se por ter elas, as novas adições se sentiram confortáveis e tentados a tentar repetir os mesmos passos como garantia de um sucesso.

Divertida Mente 2” replica o mesmo enredo do seu antecessor, com os mesmos dilemas das emoções até a mesma aventura pela mente de Riley e, por fim, uma conclusão bastante similar, entregando o mesmo aprendizado como lição de moral ao público infantil. Assim, o filme acaba por ser previsível durante toda sua duração e nos faz questionar se realmente havia algum motivo plausível para sua existência a não ser tirar alguns milhões de bilheteria baseada na nostalgia.

Apesar disso, surge necessidade de afirmar que “Divertida Mente 2” não é um filme ruim. Para longe disso, ele consegue entreter, provocar risadas espontâneas, emocionar e – o principal – gerar identificação. Ao inserir dilemas juvenis, a produção consegue se aproximar de um público mais velho com mais facilidade. O fato da puberdade ser uma época na vida marcante (principalmente das meninas) ajuda com essa relação, mesmo que essa fase já tenha acabado décadas atrás para quem assiste. Assim, a nostalgia realmente anda de mãos dados para fazer a obra funcionar, seja a nostalgia do primeiro longa ou a nostalgia pessoal.

Uma coisa é certa, o filme é extremamente eficaz em transformar situações muito emotivas em um enredo de aventura para seus personagens inanimados. Assim, quando situações como a necessidade de se encaixar, o medo do futuro e as crises de ansiedade com as mudanças se apresentam em tela elas ganham uma dimensão emotiva maior com a ajuda dos “divertidamentes” que justificam a existência de cada ação e apresentam uma profundidade para tal.

Inside Out 2' Looking at $100M Debut at The Box Office - Daily Disney News

Por fim, fica fácil de enxergar que “Divertida Mente 2” será definitivamente um sucesso inegável. Todas as fórmulas já familiarizadas pelo público se encontram ali, tudo que a audiência precisa para passar 1 hora e 36 minutos com o mais absoluta prazer que o audiovisual pode entregar, realmente experimentando todas as emoções.

Divertida Mente 2” estreia no Brasil no dia 20 de junho! E espere o fim dos créditos finais que, por mais que seja decepcionante, existe uma cena final bônus.

Deixe um comentário

Veja posts relacionados:

leia também

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora